quinta-feira, maio 15, 2008

FALA, DONA QUÍMICA!

A comunicação via Web entre meus alunos se resume a ferramenta sincrona de chat.

Sites de relacionamento como o ORKUT e o MSN são os grandes favoritos entre os jovens. A comunicação via WEB favorece um intercâmbio interdisciplinar entre as massas. No entanto, se por um lado o analfabetismo digital diminui, por outro mostra uma nova linguagem sendo introduzida no meio, onde se contrapõem o analfabetismo funcional. Isto realmente é preocupante.
Como educadora, procuro diminuir as resistências para novos saberes e competências.

O projeto a que me proponho visa minimizar as resistências dos alunos quanto uma nova forma de aprendizado em química. Utilizando uma linguagem virtual os alunos necessitam ser capacitados em ferramentas sincronas e assincronas.

E-mail
Um levantamento entre 240 alunos do ensino médio mostrou que oito alunos não possuiam e-mail.
Metade dos alunos achavam que enviar uma mensagem pelo MSN, ou colocar um depoimento no ORKUT era uma comunicação por e-mail.
A grande maioria nunca havia enviado uma comunicação por e-mail, e nem sabiam como fazer.

A primeira ação que tomei com meus alunos foi que o representante da turma abrisse uma conta no Yahoo Grupos.
Depois pedi que o representante divulgasse o endereço na turma.
Os alunos que não possuiam uma conta de correspondência foram auxiliados a abrir uma.
Os que nunca haviam enviado uma comunicação por e-mail foram auxiliados a enviar para o endereço do grupo da turma, pedindo que o moderador o aceitasse no grupo.

Vencida a barreira das contas de correspondência, propus as turmas que fizesem uma pesquisa sobre ligações químicas em sites de busca. Ao invés de pesquisarem textos quero imagens que expliquem a matéria. "Uma imagem corresponde a mil palavras"

Na próxima aula
Iremos iniciar a formatação de textos em documentos no Word e no Br open office writer. As duas linguagens são diferentes, mas o Colégio dispõem de um laboratório de informática com os sistemas operacionais Windows e Linux. Por isto será possível capacitá-los nas duas versões
Será um desafio para mim e para eles. E será gratificante saber que meus alunos estarão preparados para trabalhar em qualquer lugar, seja qual for o sistema operacional e suas ferramentas.


Nenhum comentário: